Qualidade de Vida

Data - 23 de setembro de 2022 às 16h


Alzheimer e finanças


Estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, em parceria com a Universidade de Michigan e o Federal Reserve Board of Governors, revela que alguns sintomas financeiros podem aparecer até seis anos antes do diagnóstico definitivo do Alzheimer.

Os pesquisadores analisaram, por quase 20 anos, as finanças de mais de 80 mil idosos nos EUA.

Segundo a pesquisa, pacientes com maior grau de instrução só foram apresentar problemas com dinheiro em média dois anos e meio antes do diagnóstico.

Já os pacientes com menor instrução apresentaram sintomas financeiros até seis anos antes do problema. Os mais comuns são deixar de pagar contas e se expor a fraudes.

 Os pesquisadores responsáveis pelo estudo acreditam que essa diferença pode estar relacionada à desigualdade econômica e social, já que o acesso à saúde de qualidade não é uma realidade para pessoas em condições mais desfavoráveis.

 Segundo o estudo, a demência responde por entre 5% e 20% dos problemas de pagamento e crédito de pacientes que ainda não foram diagnosticados.

Para ler a íntegra da pesquisa (versão em inglês), acesse:

https://www.federalreserve.gov/econres/notes/feds-notes/dementia-harms-household-finances-years-before-clinical-recognition-20201203.html


Comentar:

Value Prev Sociedade Previdenciária. Al. Rio Negro, 750 - Alphaville - CEP 06454-00 - Barueri - SP.

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Arte da Criação