Educação Financeira

Data - 25 de novembro de 2022 às 17h


COMPRAS ONLINE


Como se proteger em compras online? Em uma simples pesquisa por melhores preços e condições de pagamento, você percebe que há milhares de lojas vendendo o produto que procura. Por isso, tenha atenção redobrada na hora da escolha do estabelecimento. Na dúvida, prefira as lojas conhecidas ou indicadas por amigos.

Busque selos de segurança na página da internet e verifique se são mesmo autênticos. Procure usar as redes sociais e fóruns para saber a opinião de outros internautas que já usaram o serviço ou compraram em determinada loja.

Ao pagar suas compras ou efetuar alguma outra transação, tenha muito cuidado para manter protegidos seus dados financeiros e pessoais.

Antes de fornecer o número de seu cartão de crédito, por exemplo, cheque se o site permite a transmissão segura da informação. Para isso, verifique as chaves de segurança, como símbolo do cadeado fechado na barra inferior do site ou o endereço (URL) que começa com https://. Esses sinais indicam que somente você e o site podem ver a informação relacionada ao pagamento.

No caso de compra virtual, antes de concluir a operação, verifique as políticas de entrega e devolução da loja para se certificar dos respectivos prazos e procedimentos.

Além dos cuidados já citados, atenção a outras dicas para evitar problemas nas compras e transações pela internet:

  • instale programas antivírus e antispyware e procure atualizá-los regularmente para dar mais segurança à navegação;
  • mantenha sua senha protegida e nunca informe esse código em pedidos de cadastramento ou recadastramento;
  • guarde número de protocolo e comprovante de compra para eventuais reclamações futuras;
  • fique atento ao seu extrato bancário e à fatura do cartão de crédito para checar cobranças indevidas;
  • evite “entrar” nas lojas clicando em links de e-mails com promoções mirabolantes. Confira as promoções diretamente no site da loja digitando o endereço para evitar golpes.

Comentar:

Value Prev Sociedade Previdenciária. Al. Rio Negro, 750 - Alphaville - CEP 06454-00 - Barueri - SP.

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Arte da Criação