Educação Financeira

Data - 09 de abril de 2021 às 16h


ECONOMIA VERDE


O termo economia verde está relacionado ao aquecimento da economia por meio de iniciativas sustentáveis. Alguns estudos confirmam que as iniciativas sustentáveis serão fontes geradoras de trabalho e um caminho promissor para a recuperação econômica no período pós-pandemia.

Viver a pandemia levou todo o planeta a fazer mudanças e adaptações para buscar um modo de vida mais saudável em todos o sentidos e, certamente, isso vai de encontro ao modo como estamos nos relacionando com o meio ambiente. O instituto de pesquisas WRI Brasil, em parceria com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), realizou um estudo projetando o seguinte cenário: se até 2030, o Brasil investisse em iniciativas de economia sustentável, o ganho acumulado ao PIB (Produto Interno Bruto) seria de R$ 2,8 trilhões e ainda seriam gerados dois milhões de novos empregos ao longo dos próximos dez anos.

Certamente, para que a humanidade possa usufruir desses benefícios, é necessário que se implementem estratégias verdes em setores como o de infraestrutura, indústria e agronegócio, aplicando as seguintes ações:

• Investimentos em produtividade que não gerem danos ao meio ambiente.

• Redução das emissões de CO2 provenientes da queima de combustíveis fósseis nas indústrias.

• Implementação de técnicas de manuseio do solo mais adequadas e eficientes e que preservem a região amazônica.

Sem dúvida, em momentos de crise a economia deve priorizar tudo o que está associado à preservação da vida. Preservar o meio ambiente é garantir a vida no planeta. As ações verdes transformarão a economia com a expansão dos negócios ligados ao desenvolvimento da biodiversidade ambiental, proporcionando um futuro melhor e mais próspero para todos.


Comentar:

Value Prev Sociedade Previdenciária. Al. Rio Negro, 750 - Alphaville - CEP 06454-00 - Barueri - SP.

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Arte da Criação