Data - 17 de março de 2022 às 13h
As ferramentas financeiras são muito utilizadas por gestores de empresas a fim de unificarem e organizarem as finanças corporativas. Essas mesmas ferramentas também se mostram muito eficientes na gestão de renda de pessoas físicas, e podem ajudar você a otimizar o tempo, evitar erros e dar + valor à sua renda.
Ferramenta financeira 1 – Planilha de controle financeiro
Qual seu benefício? Mantém tudo registrado e organizado por tipo de operação:
• Entradas: todas as fontes de rendas, como, por exemplo, o salário líquido (já com os descontos feitos em folha).
• Saídas (e suas subcategorias): despesas fixas como aluguel, financiamento de veículo, mensalidades de escola e/ou academia de ginástica, Previdência Privada, financiamentos etc.; e despesas fixas variáveis: contas de luz, água e celular, supermercado, etc. Sem esquecer de gastos com lazer, compras de produtos esporádicos, como roupas e eletrônicos, e tudo o que gastar durante o mês.
Ferramenta financeira 2 – Indicadores financeiros
O que são e para que servem? São “indicadores de alerta”, ou seja, sinalizam possíveis problemas a fim de que o usuário possa acompanhar de perto o desempenho do orçamento. Estão disponíveis em aplicativos, mas você também pode fazer o controle diário diretamente na planilha de gastos.
Ferramenta financeira 3 – Controle de caixa
Mas controle de caixa não serve somente para empresas? Não! Ele tem muita utilidade para seu orçamento. Você pode, por exemplo, determinar um valor diário para alimentação, consumo de itens inesperados e transporte, e um valor semanal para o lazer de fim de semana. Isso fará com que você controle melhor o seu dia a dia financeiro. Fazer o controle de caixa é uma atitude preventiva, pois permite corrigir rotas na semana posterior quando se excedem os gastos semanais projetados.
Viu só? Utilize essas ferramentas e tenha finanças equilibradas e mais qualidade de vida.
Para você
Value Prev
Governança
Manuais
Políticas
Relatórios
Educação Financeira