Qualidade de Vida

Data - 21 de outubro de 2020 às 16h


O atendimento Psicológico Online está em alta! E você? Continua cuidando de sua saúde mental?


Os dias de isolamento social se prolongaram mais do que esperávamos, e mesmo com o Estado de São Paulo avançando para a fase verde de liberação de atividades, o momento ainda requer de nós certos cuidados. E como estamos reagindo a este cenário? Será que voltar ao convívio social, por si só, equilibra nossa mente e emoções? Os especialistas chamam atenção para o impacto emocional, físico e financeiro que a pandemia impôs a todos. Com o isolamento, a condição de termos mais tempo para nós deu início a um processo de autoconhecimento e, consequentemente, de autotransformação. Cada pessoa está reagindo de uma forma diferente: algumas aproveitaram o momento de forma positiva, utilizando-o para colocar em prática mudanças que protelavam havia muitos anos, por falta de tempo e outros motivos; outras sentiram suas vidas “tiradas” de si mesmas, e reagiram de forma contrariada; e muitas buscaram ajuda profissional para encontrarem equilíbrio e bem-estar.

Um levantamento feito pelo Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que entrevistou 1.460 pessoas em 23 estados do Brasil, no primeiro semestre deste ano, constatou uma elevação de 90% nos casos de depressão logo no início da pandemia. Por esse motivo, os psicólogos ampliaram seus horários de atendimento, e grande parte da demanda deveu-se a crises relacionadas a ansiedades financeiras, tristezas e estresse. Para a psicóloga Adriane Garcia, de Goiânia (GO), esses três fatores podem levar à somatização de sintomas físicos, entre eles dores pelo corpo, enxaquecas e arritmias cardíacas.

O cuidado da mente e das emoções deve estar presente em nossa rotina diária, e neste momento ele deve ser redobrado, com foco na prevenção e no tratamento de possíveis transtornos mentais e de problemas de relacionamento interpessoal. Segundo os profissionais da área, um bom exemplo de terapia que tem ajudado os pacientes é a baseada em mindfulness (atenção plena), que auxilia o paciente a manter a sua atenção no “presente”, buscando a sinergia entre a mente e o corpo. Trabalhando de forma preventiva, os psicólogos conseguem ajudar os pacientes a evitar as crises e os transtornos de humor.

A pandemia irá passar e o cuidado com a mente será mais valorizado, pois as pessoas têm passado a incorporá-lo aos cuidados de higiene e saúde física. Por isso, continue cuidando de você integralmente. Busque também a prática da meditação e ative sua conexão espiritual consigo mesmo, independentemente da fé que professe. O importante para estar integralmente saudável e conhecer-se por inteiro. E para isso, você pode contar com a ajuda de um profissional, onde e quando precisar, por meio do seu celular ou computador.


Comentar:

Value Prev Sociedade Previdenciária. Al. Rio Negro, 750 - Alphaville - CEP 06454-00 - Barueri - SP.

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Arte da Criação