Data - 28 de maio de 2021 às 11h
Essa síndrome tem sido muito comentada na atualidade, principalmente nos locais de trabalho. Ela acomete de 1,7% a 3% da população mundial. Mas o que é a Síndrome de Borderline? Trata-se de um transtorno mental marcado por mudanças no humor e no comportamento. O transtorno pode gerar episódios de raiva, tristeza e impulsividade que, em geral, duram algumas horas.
Segundo especialistas, alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento do transtorno são: traumas na infância, abusos, mortes de pessoas próximas ou, ainda, outros fatores que possam ter afetado o desenvolvimento psicológico na infância.
A psicóloga clínica Ingrid Fernandes, que segue a linha junguiana, alerta para o comportamento que as pessoas com a síndrome podem apresentar:
Segundo Ingrid, a característica principal do transtorno é a intensidade. “É uma gangorra: muito feliz, muito triste, tudo muito. Uma gangorra que exige muita energia psíquica”, diz a psicóloga. Abordar a Síndrome de Borderline é importante para avaliar se estamos desenvolvendo a síndrome ou se conhecemos alguém que possa estar nessa condição. O melhor caminho a seguir é o do tratamento e acompanhamento psicológico a fim de encontrar a causa e tratá-la. Ingrid ainda enfatiza que “é preciso ter um olhar para perceber o que a doença, seja mental ou física, está comunicando, que sofrimento é esse, o que simboliza”. Por isso, procure sempre um profissional que vai lhe ajudar a lidar com síndromes da melhor forma possível.
Para você
Value Prev
Governança
Manuais
Políticas
Relatórios
Educação Financeira