Data - 01 de outubro de 2020 às 09h
Durante o período de pandemia várias organizações realizaram pesquisas sobre o consumo de álcool devido ao isolamento social e às questões de ansiedade e depressão. Mas será que beber é diferente quando se está isolado? As pesquisas mostraram que sim!
E os malefícios do consumo abusivo vão além do álcool e do cigarro: o consumo em excesso de café e chás também têm efeitos de “psicoativos”.
De todas as substâncias avaliadas, as bebidas alcoólicas estão no topo do ranking no Brasil e isso preocupa os especialistas. A Convid, pesquisa que foi realizada pela Fiocruz, UFMG e Unicamp, avaliou 44 mil brasileiros entre os meses de abril e maio, e 18% das pessoas confirmaram o aumento no consumo de álcool durante a pandemia. Porém, o mais alarmante para os médicos foi saber que isso acontecia devido à frequência em se sentir triste ou deprimido.
Ocorre também que os happy hours passaram a acontecer em casa, e logo ao fim do período diário de home office, ampliando o horário de consumo de álcool nos encontros virtuais. A pesquisa constatou ainda que mais de 40% das pessoas aumentaram o número de dias em que bebem, e que 35% está começando a beber mais cedo do que antes da pandemia.
E você, como está sua relação com o álcool durante o isolamento social?
Primeiro, é importante saber como está o seu lado emocional, pois o consumo de álcool em uma reunião virtual com os amigos ou de forma solitária não deve ser feito como uma forma de aplacar a ansiedade ou evitar a tristeza. Quando você toma a decisão de beber, é importante ter consciência de não estar com o emocional negativo, e preferir beber para celebrar um acontecimento feliz, por exemplo. Outra questão é entender que cada pessoa tem uma tolerância à bebida, e não deixar que seu uso interfira em suas atividades diárias. Lembre-se de que nos momentos difíceis, buscar ajuda de um profissional ou conversar com os amigos é a atitude mais saudável que você pode ter. Tenha um consumo equilibrado de álcool, beba muita água e inclua atividades físicas em sua rotina diária.
Para você
Value Prev
Governança
Manuais
Políticas
Relatórios
Educação Financeira