Educação Financeira

Data - 11 de março de 2022 às 11h


Veja algumas dicas que podem lhe ajudar na hora de fazer sua Declaração de IR.


Qual o modelo de Declaração você deve escolher: simplificado ou completo? Conheça as particularidades de cada um dos modelos.

Modelo simplificado

Disponível para todos os contribuintes, esse modelo de Declaração independe da renda. Porém, quando você opta pelo modelo simplificado, terá um desconto único de 20% sobre sua renda tributável (somente se o valor não superar o teto estabelecido pela Receita Federal).

Qual é a desvantagem? Não há deduções de despesas médicas, gastos com dependentes, com educação, contribuições à Previdência Complementar etc. Esse modelo é mais indicado para quem não tem muitas deduções a fazer.

Modelo completo

Ideal para quem tem muitas deduções a fazer e para quem contribui com um Plano de Previdência Complementar.

Qual a vantagem? Há deduções relacionadas a dependentes e com educação, dentro do limite anual máximo instituído pela Receita Federal. Já as despesas médicas são deduzidas integralmente. Importante: guarde os comprovantes de despesas médicas por pelo menos cinco anos.

Também é possível deduzir da base de cálculo do IR as contribuições feitas ao seu Plano Value Prev e Value Prev + Valor até o limite de 12% da renda bruta anual. Além disso, as contribuições de seus dependentes menores de 16 anos também entram nessa conta. Não é ótimo?

Agora que você já sabe tudo sobre os dois modelos, organize seus documentos – lembrando que seu Informe de Rendimentos Value Prev já está disponível para download – e prepare-se para começar a preencher sua Declaração, com calma, um pouco a cada dia para não perder o prazo de entrega.


Comentar:

Value Prev Sociedade Previdenciária. Al. Rio Negro, 750 - Alphaville - CEP 06454-00 - Barueri - SP.

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Arte da Criação